Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos


IdiomaPortuguêsEnglish

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 


Menu

Vídeos
Mais vídeos
Mais vídeos

Nanoarte: exposição de fotografias do CMDMC no Centro Cultural da USP

26/05/2008 - “Nanoarte: uma viagem pelo mundo da tecnologia” vai mostrar fotografias no próximo dia 29 de maio, quinta-feira, a partir das 18h e contará com a participação do violonista José da Conceição.

Foto: Rori

Nanoarte: exposição de fotografias do CMDMC no Centro Cultural da USP

“Nanoarte: uma viagem pelo mundo da tecnologia” vai mostrar fotografias do Professor Élson Longo da Silva, da UNESP de Araraquara e de Kleber Jorge Sávio Chicrala, do IFSC-USP, Grupo de Óptica e jornalista do CEPOF. A abertura do evento será no próximo dia 29 de maio, quinta-feira, a partir das 18h e contará com a participação do violonista José da Conceição. Nas salas I e II do Centro Cultural.

Esse trabalho foi realizado com equipamentos de ultra-resolução e captação de imagens nanométricas do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos UNESP -LIEC. A seleção de imagens foi feita por David C.Fugazza; a composição de imagens foi feita por Rorivaldo de Camargo e Ricardo L Tranquilin.

A mostra de fotografias poderá ser visitada do dia 30 de maio a 28 de junho, de 2ª.feira a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O que é Nanotecnologia; relação com a arte
Nanotecnologia é um neologismo e se refere à capacidade de compreender e controlar fenômenos e materiais em escalas nanométricas, usualmente, de 1 a 100 nanômetros. Inclui estudos de átomos, moléculas ou macromoléculas, especialmente a manipulação, combinação e integração, para criar e utilizar estruturas, dispositivos e sistemas que tenham propriedades e funções únicas devido ao seu tamanho diminuto.

Todas as ciências naturais se encontram na nanotecnologia, inclusive a arte.

Os autores desta obra explicam: “Ao selecionarmos as imagens, se fez necessário um aparato tecnológico onde procuramos entender o formato original da foto e a relação desta com a proposta deste trabalho e a composição técnico-fotográfica aplicadas nas exposições.

As exposições colocarão o cidadão comum dentro do mundo da tecnologia, de modo a aguçar as curiosidades através das fotos exclusivas, possíveis de serem contempladas somente através de trabalhos desta natureza.”

Mais informações: (16) 3373-9106 e centrocultural@sc.usp.br.

Vídeos em alta definição: http://www.cmdmc.com.br/nanoarte/hd

Veja outras notícias

 

CEPIDFAPESP

Tecnologia: Aptor Software